Política

Renatinho do PSOL eternizado pelos direitos humanos em Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Renatinho do PSOL eternizado pelos direitos humanos em Niterói
Renatinho ficou conhecido pelas causas voltadas aos Direitos Humanos na cidade. Foto: Redes Sociais

O ex-vereador de Niterói, Renatinho do PSOL, que morreu por complicações da Covid-19 em março deste ano, será eternizado pela trajetória política e social em Niterói. Isso porque o parlamentar ganhou um dia especial no calendário municipal. A partir desta terça-feira (4), fica determinado que todo o dia 15 de julho, data do aniversário do homenageado, ficará lembrado como 'Dia Municipal de Luta pelos Direitos Humanos - Vereador Renatinho do PSOL'.

O projeto é de autoria do vereador Paulo Eduardo Gomes e tem como coautores os vereadores Benny Briolly e Professor Tulio.

"Renatinho presidiu a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal por 10 anos, e esteve à frente de diversas lutas, sempre ao lado dos movimentos sociais, combatendo injustiças contra os trabalhadores, comunidades tradicionais, meio ambiente e animais. Marcar o 15 de julho, dia de seu aniversário, como Dia Municipal de Luta pelos Direitos Humanos Renatinho do PSOL, é celebrar sua memória e sua contribuição à sociedade niteroiense, na construção de uma cidade de direitos", disse Paulo Eduardo Gomes.

Renatinho tornou-se vereador por cinco mandados, sendo o primeiro eleito pelo PSOL Niterói. Além disso, foi presidente da Comissão de Direitos Humanos durante 10 anos.

'Esquina do Renatinho do PSOL'

esquina do renatinho em niterói
A tradicional esquina onde o parlamentar ficava agora conta com uma placa em homenagem ao ex-vereador. Foto: Ascom Niterói

Além do dia especial no calendário, o ex-vereador também receberá outra homenagem na cidade. As esquinas das ruas General Pereira da Silva e Gavião Peixoto, em Icaraí, passarão a se chamar 'Esquina do Renatinho do PSOL'.

De acordo com a publicação no Diário Oficial desta terça-feira (4), está autorizada a colocação de placa, estátua ou busto em homenagem ao ex-vereador, acompanhados ainda de informações referentes ao trabalho dele.

Trabalhador ambulante e com deficiência, Renatinho vendia panos de prato na esquina e usava a calçada como espaço para dialogar com a população e prestar contas do mandato.

O projeto também é de autoria do vereador Paulo Eduardo Gomes.

< Povo se levanta contra governo colombiano em onda de caos e mortes Mais de mil vagas são oferecidas em feira virtual de emprego no Rio <